Notícias

26/10/2021

Os bebês recém-nascidos e sua adaptação em casa

Os bebês recém-nascidos e sua adaptação em casa

Que alegria! O bebê chegou e a família toda está feliz! Mas ninguém quer passar muito tempo na maternidade, não é mesmo? O melhor é voltar logo para casa e desfrutar todo o tempo possível em companhia do baby. Mas a criança recém-nascida tem toda uma rotina especial e os pais precisam se adaptar a ela.

Primeiro de tudo, sono e descanso. Sim, bebê não tem hora para dormir, acordar ou amamentar e os pais, especialmente a mãe, ficam dependentes de seu horário. Quantos não levantam em plena madrugada para atender alguma necessidade do pequenino? Mas a mãe deve estar bem descansada e alimentada, pois precisa de muita energia para dedicar o tempo que a criança precisa.

O que se aconselha é que as mamães repousem o máximo possível e tentem dormir sempre que possível, de preferência em momentos que o neném também esteja dormindo. Mesmo quebrado, esse sono vai fazer diferença para ela e para a criança.

Tenha um estoque na cozinha e na dispensa. Não deixe faltar fralda descartável, toalhinhas umedecidas, sabonetes, leite e papinha. Não espere acabar para comprar mais. O ideal é que, quando você notar que as provisões estão pela metade, reponha.

Faça uma lista de locais e de pessoas que podem ajudar. Clínicas, hospitais, supermercados, parentes, amigos próximos, pediatras, padrinhos e madrinhas… em uma emergência, geralmente perdemos a cabeça e é difícil ter ideia. Saber para quem ligar na hora da necessidade evita que se perca tempo.

Esteja sempre próximo ao bebê, para ficar atento aos seus chamados e necessidades.

E aquela coisa… 80% das mães passam por um período de tristeza após o parto, geralmente nas primeiras semanas. É muito comum chorar sem motivo aparente. Se for o seu caso… lembra daquela listinha de pessoas para ajudar em algum momento? Essa é uma boa hora para contar com elas.

E por último, mas não menos importante: pais, vocês também são parte desse rolê. Estejam disponíveis para ajudar as mães de seus filhos em tudo que o bebê precisar. Trabalha fora de casa? Dê aquela força quando voltar. Esteja presente sempre que possível. Divida as tarefas e responsabilidades.

Só assim para toda a família ser feliz. É uma fase de muito estresse, mas acredite, quando ela passa, pode dar um certo alívio. Mas também dá saudade.

Compartilhe: