Qual a iluminação ideal para cada ambiente?
Luz branca ou luz amarela? Você já se fez essa pergunta? Esse questionamento costuma surgir ali, na loja de artigos para o lar, quando se está diante da prateleira e há diversas caixas e embalagens oferecendo os dois tipos de iluminação. Então, qual delas levar? O que nem todo mundo sabe é que cada uma delas tem funções bem específicas para cada ambiente da casa.
Também conhecida como “luz quente”, a luz amarela é ideal para deixar o ambiente mais intimista, aconchegante. Você ilumina a sala ou quarto, mas não deixa o cômodo claro demais. Sabe aqueles momentos em que se está cansado, com dor de cabeça e alguns minutos de descanso é a melhor coisa do mundo? Um lugarzinho com a luz amarela é a pedida.
Já a luz branca, também chamada “fria”, tem a iluminação mais forte e é ideal para locais em que você precise ler ou trabalhar. Também é aconselhável para cômodos como banheiro ou cozinha, pois são locais que, frequentemente, passam por uma limpeza rigorosa.
E, claro, você pode misturá-las. Pode colocar as duas em um mesmo ambiente, tanto alternando o momento em que vai usá-las como também as ligando simultaneamente. Sabe aquele lugar em que às vezes você quer ler um livro e, em outros momentos, quer apenas relaxar, como seu quarto? A mistura cai bem.
Mas atenção: apesar dos termos “luz quente” e “luz fria”, ambas têm a mesma temperatura e não influenciam no ambiente. Elas também não têm diferença no consumo de energia.
Escolha a gosto.